segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Atividade Ensino Médio - Ritmos do Brasil

 Ritmos do Brasil

 

O Brasil é um país bem musical e que conta com uma grande variedade de ritmos. Em geral esses ritmos foram criados por povos antigos brasileiros e tem grande repercussão no país e por que não dizer no mundo. A mistura de ritmos faz de nosso país um verdadeiro caldeirão cultural. Porém, cada região tem um ritmo musical mais tocado e que tem mais a ver com a realidade do lugar.

 

Ritmos da Região Sudeste

 

·         Samba: um dos ritmos que possui raízes africanas, mas que mesmo assim surgiu no Brasil e tem a cara do nosso país. O ritmo que é considerado como uma das principais manifestações culturais do nosso país é um dos mais tocados na região sudeste.

·         Pagode: tendo o Samba como fonte de inspiração surgiu na década de 80 um novo movimento denominado Pagode, podemos dizer que o Pagode é dividido em duas fortes tendências que são o pagode de raiz que tem uma linguagem sonora bastante ligada às gerações passadas. Já a segunda tendência é a mais popular que tem um apelo mais romântico.

·         Rap: esse ritmo apesar de não ser originário do Brasil ganhou forte apelo na região Sudeste em meados dos anos 80, isso ocorreu por estar mais associado a áreas humildes tais quais favelas e periferias. O estilo em certo tempo foi associado à criminalidade no Brasil, mas com o decorrer dos anos, foi identificado como um estilo forte que associa sentimentos em forma de música.

 

Ritmos da Região Sul

 

·         Vanera ou Vanerão: conhecido como limpa-banco, o ritmo tem um andamento rápido, sendo muitas vezes apenas instrumental, nos campos os gaiteiros gaúchos costumam chamar esse tipo de música de “vanera” e esse é o ritmo que faz parte do repertório para animar fandangos, bailantas e festas gauchescas.

·         Chula: dançada em desafio, praticada preferencialmente por homens. Ao som da gaita gaúcha (sanfona), os dançarinos executam diferentes sapateados, avançando e recuando sobre o pedaço de madeira. A chula antigamente era usada durante os bailes, onde dois peões queriam dançar com uma mesma prenda e então desafiavam-se, aquele que fizesse o passo, em sapateio, sem erros teria o direito a dançar com esta prenda pelo resto do baile.

·         Balainha: dança típica dos estados de Santa Catarina e Paraná, conhecida também com o nome de Arcos Floridos ou Jardineira, é desenvolvida por mulheres que sustentam um arco-florido. A função dessa dança é agradecer a natureza e pedir proteção e fertilidade para as próximas colheitas.

 

Ritmos da Região Nordeste

 

·         Frevo: esse ritmo surgiu no final do século XIX e trata-se de uma marcha de ritmo frenético, que é a sua característica principal. E a multidão ondulando, nos meneios da dança, fica a ferver. E foi dessa ideia de fervura que se criou o nome de 'frevo'." A coreografia é improvisada e quase acrobática, executada originalmente com roupas coloridas e uma sombrinha.

·         Forró: originalmente, um baile influenciado por vários gêneros, desde o Baião até o Xaxado, com o tempo, o Forró tornou-se uma síntese do todos eles. Tem origens no Sertão Nordestino, e seus músicos utilizam instrumentos como a sanfona, o acordeão, o triângulo e a zabumba. É uma contagiante mistura de ritmos.

·         Axé: esse é um dos principais ritmos de origem baiana, criado na década de 80 durante as festas de carnaval é hoje um dos mais tocado no Nordeste. Basicamente o Axé se caracteriza por ser uma mistura de Forró, Calipso, Frevo, Maracatu e Reggae.

 

Ritmos da Região Norte

 

·         Carimbó: o ritmo tem origem negra e trata-se de uma manifestação cultural bem marcante do estado do Pará. Para dançar é importante formar duas fileiras de homens e mulheres e quando a música começa a tocar os homens se direcionam até as mulheres batendo palmas. Quando os pares são formados eles passam a girar em torno de si mesmos.

·         Dança do Siriá: com um ritmo que representa uma variante do batuque africano, a "dança do siriá" começa com um andamento lento. Aos poucos, à medida que os versos vão se desenvolvendo, a velocidade cresce, atingindo ao final um ritmo quase frenético.

 

Região Centro Oeste

 

·         Catira: o ritmo possui semelhanças com a Chula, mas costuma ser realizada por homens que sapateiam em frente uns aos outros seguindo o ritmo de uma viola.

·         Vaneira: ritmo agitado, com movimentos fortes e precisos de pernas e pés, a Vanera é uma dança típica gaúcha, nascida nas colônias alemãs e que se inseriu na cultura sul-mato-grossense no início do século XX, migrando do interior para a capital. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Atividade 1

 

 

Com base nos ritmos típicos do Brasil o estudante deverá selecionar o ritmo que mais lhe agrade e em seguida elaborar uma apresentação rítmica desse ritmo. O estudante deverá montar uma coreografia e/ou demonstrar através de vídeo como se executa esse ritmo.

Nos casos de ritmos que necessitem de parceiros deveram convidar os pais, irmãos, ou pessoas que se encontrem em seu convívio familiar, evitando-se apresentações em grupos por conta da Pandemia do Covid-19.

O estudante que não possuir os recursos tecnológicos para gravação do vídeo, deverá produzir um texto sobre o ritmo selecionado e encaminhar para correção.

 

Obs. Na gravação do vídeo o estudante deverá observar a vestimenta típica para execução do ritmo, devendo assim utilizar roupas semelhantes.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Atividade de Educação Física - 5º Ano


GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL DR. JOÃO PONCE DE ARRUDA

 

Atividades de Agosto

 

PROFESSOR: Jorge Luis Mendes Loureiro

ESTUDANTE:                                                                                                          Nº

DISCIPLINA: Educação Física                                                 TURMA: 5º Ano “A”

PERÍODO: Vespertino

 

 1ª ATIVIDADE

2ª ATIVIDADE

 

Trinca de Cores (Cubo Mágico): Jogo semelhante ao Cubo mágico onde o estudante deverá formar sequência de três cores. O objetivo da atividade é desenvolver o raciocínio do estudante, a coordenação e a criatividade na produção do jogo.

 

https://youtu.be/YX8KSJOyQqw

 

Gravar um vídeo realizando o desafio e enviar para o seu professor.  

 

Percussão Corporal: Perceber a sonoridade que pode ser produzida pelo nosso corpo e assim utilizá-lo como instrumento musical.

 

https://www.youtube.com/watch?v=_Tz7KROhuAw

 

Gravar um vídeo realizando o desafio e enviar para o seu professor.


1ª ATIVIDADE:
O estudante deverá produzir o tabuleiro para o jogo com 9 casas (pode-se utilizar o próprio jogo da velha). Providenciar oito tampinhas ou copos descartáveis (pintar os copos), sendo 3 de uma cor, 3 de outra cor e 2 de outra cor. Para iniciar o jogo coloque os copos ou tampinhas de forma aleatória, bem espalhados, deixando uma casa vazia. Mova as peças para formar colunas com igualdade de cores, o ideal é fazer 2 jogos para uma competição ou fazer com tempo pré-determinado para a finalização da tarefa.

 

2ª ATIVIDADE: O estudante deverá realizar batidas no corpo e perceber a sonoridade que pode ser produzida pelo corpo, por exemplo batida de mãos, batida de pés, estalar de dedos, batida no peito, batida na boca. Com base nessas informações deverá escolher uma música e elaborar uma sequência musical utilizando a percussão corporal. 

Questionário sobre "Ritmos do Brasil"

 1.      Qual dos ritmos abaixo possui raiz africana, mas foi criado no Brasil?

 

(  ) Funk          (  ) Sertanejo               (  ) Rock          (  ) Samba

 

2.   As danças Vanerão, Balainha, Vilão e Chula, são originárias de qual região do Brasil:

 

(  ) Centro-Oeste        (  ) Sudeste     (  ) Norte         (  ) Sul             (  ) Nordeste

 

3.      Quais danças (manifestações rítmicas) são consideradas típicas no Brasil:

 

(  ) Tango, Rock e Valsa        (  ) Bolero, Flamenco e Polca            (  ) Axé, Forró e Samba

 

4.      Quais dessas danças possuem semelhanças por utilizarem o sapateado e o desafio ente os competidores:

 

(  ) Forró e Samba            (  ) Catira e Chula       (  ) Axé e Samba

 

5.     As danças Frevo, Forró e Axê, são originárias de qual região do Brasil:

 

(  ) Centro-Oeste        (  ) Sudeste                 (  ) Norte         (  ) Sul             (  ) Nordeste

 

6.     Qual a dança que era utilizada como desafio e colocava dois peões disputando o direito de dançar com uma prenda até o final do baile:

 

(  ) Forró         (  ) Chula        (  ) Samba       (   ) Vanerão

 

7.     As danças Samba, Pagode e Rap, são originárias de qual região do Brasil:

 

(  ) Centro-Oeste              (  ) Sudeste     (  ) Norte         (  ) Sul             (  ) Nordeste

 

8.     Dança realizada apenas por mulheres que sustentam arcos floridos e realizam a dança em agradecimento a natureza.

 

(   ) Samba      (   ) Chula        (   ) Catira       (   ) Balainha   (   ) Pau-de-fitas

 

9.     Qual desses ritmos foi influenciado pelo Samba e apresenta um forte apelo romântico:

 

(   ) Forró        (   ) Chula       (   ) Pagode     (   ) Rap

 

10. Quais ritmos fazem parte da cultura Sul-Mato-Grossense e foram inseridas pelos migrantes sulistas:

 

(   ) Samba e Forró      (   ) Axé e Funk          (   ) Vaneira e Chamamé        (   ) Frevo e Carimbó

Ritmos do Brasil

 Ritmos do Brasil

 

O Brasil é um país bem musical e que conta com uma grande variedade de ritmos. Em geral esses ritmos foram criados por povos antigos brasileiros e tem grande repercussão no país e por que não dizer no mundo. A mistura de ritmos faz de nosso país um verdadeiro caldeirão cultural. Porém, cada região tem um ritmo musical mais tocado e que tem mais a ver com a realidade do lugar.

Conheça mais a fundo os principais ritmos brasileiros e suas origens, você com certeza vai aprender muito mais sobre o nosso país.

 

Ritmos da Região Sudeste

 

·         Samba: um dos ritmos que possui raízes africanas, mas que mesmo assim surgiu no Brasil e tem a cara do nosso país. O ritmo que é considerado como uma das principais manifestações culturais do nosso país é um dos mais tocados na região sudeste.

 

·         Pagode: tendo o Samba como fonte de inspiração surgiu na década de 80 um novo movimento denominado Pagode, podemos dizer que o Pagode é dividido em duas fortes tendências que são o pagode de raiz que tem uma linguagem sonora bastante ligada às gerações passadas. Já a segunda tendência é a mais popular que tem um apelo mais romântico.

 

·         Rap: esse ritmo apesar de não ser originário do Brasil ganhou forte apelo na região Sudeste em meados dos anos 80, isso ocorreu por estar mais associado a áreas humildes tais quais favelas e periferias. O estilo em certo tempo foi associado à criminalidade no Brasil, mas com o decorrer dos anos, foi identificado como um estilo forte que associa sentimentos em forma de música.

 

Ritmos da Região Sul

 

·         Vanera ou Vanerão: conhecido como limpa-banco, o ritmo tem um andamento rápido, sendo muitas vezes apenas instrumental, nos campos os gaiteiros gaúchos costumam chamar esse tipo de música de “vanera” e esse é o ritmo que faz parte do repertório para animar fandangos, bailantas e festas gauchescas.

 

·         Chula: dançada em desafio, praticada preferencialmente por homens. Ao som da gaita gaúcha (sanfona), os dançarinos executam diferentes sapateados, avançando e recuando sobre o pedaço de madeira. A chula antigamente era usada durante os bailes, onde dois peões queriam dançar com uma mesma prenda e então desafiavam-se, aquele que fizesse o passo, em sapateio, sem erros teria o direito a dançar com esta prenda pelo resto do baile.

 

·         Balainha: dança típica dos estados de Santa Catarina e Paraná, conhecida também com o nome de Arcos Floridos ou Jardineira, é desenvolvida por mulheres que sustentam um arco-florido. A função dessa dança é agradecer a natureza e pedir proteção e fertilidade para as próximas colheitas.

 

Ritmos da Região Nordeste

 

·         Frevo: esse ritmo surgiu no final do século XIX e trata-se de uma marcha de ritmo frenético, que é a sua característica principal. E a multidão ondulando, nos meneios da dança, fica a ferver. E foi dessa ideia de fervura que se criou o nome de 'frevo'." A coreografia é improvisada e quase acrobática, executada originalmente com roupas coloridas e uma sombrinha.

 

·         Forró: originalmente, um baile influenciado por vários gêneros, desde o Baião até o Xaxado, com o tempo, o Forró tornou-se uma síntese do todos eles. Tem origens no Sertão Nordestino, e seus músicos utilizam instrumentos como a sanfona, o acordeão, o triângulo e a zabumba. É uma contagiante mistura de ritmos.

 

·         Axé: esse é um dos principais ritmos de origem baiana, criado na década de 80 durante as festas de carnaval é hoje um dos mais tocado no Nordeste. Basicamente o Axé se caracteriza por ser uma mistura de Forró, Calipso, Frevo, Maracatu e Reggae.

 

Ritmos da Região Norte

 

·         Carimbó: o ritmo tem origem negra e trata-se de uma manifestação cultural bem marcante do estado do Pará. Para dançar é importante formar duas fileiras de homens e mulheres e quando a música começa a tocar os homens se direcionam até as mulheres batendo palmas. Quando os pares são formados eles passam a girar em torno de si mesmos.

 

·         Dança do Siriá: com um ritmo que representa uma variante do batuque africano, a "dança do siriá" começa com um andamento lento. Aos poucos, à medida que os versos vão se desenvolvendo, a velocidade cresce, atingindo ao final um ritmo quase frenético.

 

Região Centro Oeste

 

·         Catira: o ritmo possui semelhanças com a Chula, mas costuma ser realizada por homens que sapateiam em frente uns aos outros seguindo o ritmo de uma viola.

 

·         Vaneira: ritmo agitado, com movimentos fortes e precisos de pernas e pés, a Vaneira é uma dança típica gaúcha, nascida nas colônias alemãs e que se inseriu na cultura sul-mato-grossense no início do século XX, migrando do interior para a capital. 

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Classificação dos Esportes

Classificação dos Esportes

O esporte é uma prática corporal integrante da cultura corporal de movimento, suas modalidades são caracterizadas por competição, regras universais e federações e confederações que organizam a prática esportiva nos níveis regional, estadual, federal e mundial.  Existem inúmeras modalidades esportivas que podem ser classificadas de maneiras diferentes, dependendo da sua finalidade e intenção.

A divisão entre esportes coletivos e individuais consideram as relações de colaboração. Nos esportes coletivos é necessária a colaboração de todos os companheiros de equipe para que seja possível certo nível de desempenho dentro da competição, como, por exemplo, o futsal, o vôlei, o beisebol, entre outros. Já nos esportes individuais, o atleta compete sozinho e seu desempenho só depende de si.

Para compreender os tipos de esporte é importante saber identificar dentro de cada modalidade o que é necessário para efetivar a vitória. A partir disso, foram agrupados sete tipos diferentes de esportes, três dentro do conjunto de esportes sem interação e quatro dentro do conjunto de esportes com interação de adversário.


Tipos de Esportes

Conjunto sem interação entre adversários

Esportes de Marca: são os esportes onde o resultado é aferido a partir do tempo, da distância ou do peso. Exemplos: todas as provas do atletismo, patinação de velocidade, remo, ciclismo, levantamento de peso, natação, etc.

Esportes Técnico-Combinatórios: são esportes onde a realização de gestos técnicos é o principal instrumento para definir o vencedor. Exemplos: todas as modalidades de ginástica (acrobática, aeróbica esportiva, artística, rítmica, de trampolim), patinação artística, nado sincronizado, saltos ornamentais, skate, slackline, surf, etc.

Esportes de Precisão: nesses esportes é comparado o desempenho de atingir com um objeto algum tipo de alvo estático ou em movimento. A pontaria é a capacidade mais importante nesses esportes. Exemplos: bocha, croquet, curling, golfe, sinuca, tiro com arco, tiro esportivo, etc.


Conjunto com interação entre adversários

Esportes de Combate: são os esportes de luta, de enfrentamento corporal, luta agarrada, luta de trocação de golpes, desequilíbrios, imobilizações. Exemplo: boxe, esgrima, jiu-jítsu, judô, karatê, sumô, taekwondo, etc.

Esportes de Campo e Taco: são esportes onde o objetivo é rebater a bola a maior distância possível para conquistar território, como no Críquete ou Beisebol. Exemplo: beisebol, brännboll, críquete, lapta, pesapallo, rounders, softbol.

Esportes de Rede Divisória ou Parede de Rebote: nos esportes de rede a bola ou outro objeto deve ser rebatido ou lançado sobre a rede em direção ao campo do adversário. Já nos esportes parede os jogadores se posicionam de frente para parede e rebatem a bola. Exemplos: voleibol, vôlei de praia, tênis, badminton, pádel, peteca, sepaktakraw, ringo, ringtennis. E como exemplos de esportes com parede de rebote, a pelota basca, raquetebol, squash, etc.

Esportes de Invasão: são esportes onde o objetivo é infiltrar no campo adversário e levar a bola ou outro objeto até uma meta ou área específica do campo adversário. Ex.: Futsal, Handebol, Basquete, Futebol, Rúgby, futebol americano, hóquei na grama, lacrosse, polo aquático, etc.


Questionário classificação dos Esportes


1.    Nos Esportes Coletivos quais comportamentos podemos observar com relação a forma de um time jogar?

(   ) Para vencer nestes esportes o individualismo é o melhor caminho.
(   ) O trabalho em equipe é o melhor caminho para obter sucesso.
(   ) Treinar o melhor aluno faz meu time campeão.


2.    Nos esportes individuais, o atleta compete sozinho e seu desempenho só depende de si. Quais esportes são considerados individuais:

(   )  Handebol e Natação
(   )  Futebol e Corrida
(   ) Natação e corrida
(   ) Ciclismo e Basquetebol


3.    Os Esportes Coletivos são praticados por equipes que devem atuar juntas para chegar ao objetivo do jogo. Quais esportes são considerados coletivos:

(   ) Handebol e Natação
(   ) Futebol e Corrida
(   ) Ciclismo e Basquetebol
(   )  Voleibol e Handebol


4.    Nos Esportes de marca o resultado é aferido a partir do tempo, da distância ou do peso. Com base nessa afirmação quais são os Esportes de Marca.

(   )  Handebol e Natação
(   ) Atletismo e Ciclismo
(   ) Ciclismo e Basquetebol
(   ) Voleibol e Natação


5.    Os Esportes técnico-combinatórios são caracterizados pela realização de gestos técnicos. Com base nessa afirmação quais são os Esportes técnico-combinatórios.

(   ) Ciclismo e Basquetebol
(   ) Voleibol e Skate
(   ) Ginástica e Patinação Artística
(   ) Surf e Sinuca


6.    Os Esportes de precisão são caracterizados pelo desempenho de atingir com um objeto algum tipo de alvo estático ou em movimento. Com base nessa afirmação quais são os Esportes de precisão:

(   ) Surf e Sinuca
(   ) Basquetebol e Arremesso de Peso
(   ) Golf e Tiro com Arco
(   ) Tiro Esportivo e Basquetebol


7.    Os Esportes de Combate são os esportes de luta, de enfrentamento corporal, luta agarrada, desequilíbrios e imobilizações. Com base nessa afirmação quais são os Esportes de Combate:

(   ) Surf e Judô
(   ) Esgrima e Tiro com Arco
(   ) Esgrima e Jiu-Jitsu
(   ) Boxe e Bocha


8.    Nos Esportes de Campo e Taco o objetivo é rebater a bola a maior distância possível para conquistar território. Com base nessa afirmação quais são os Esportes de Campo e Taco.

(   ) Surf e Judô
(   ) Esgrima e Brannboll
(   ) Softball e Futebol
(   ) Críquete e Beisebol


9.    Nos Esportes de Rede divisória ou Parede de rebote a bola ou outro objeto deve ser rebatido ou lançado sobre a rede em direção ao campo do adversário. Já nos esportes parede os jogadores se posicionam de frente para parede e rebatem a bola. Com base nessa afirmação quais são os Esportes de Rede e Parede.

(   ) Voleibol e Futebol
(   ) Tênis e Squash
(   ) Peteca e Queimada
(   ) Badminton e Arremesso de Peso


10.    Nos Esportes de Invasão o objetivo é infiltrar no campo adversário e levar a bola ou outro objeto até uma meta ou área específica do campo adversário.  Com base nessa afirmação quais são os Esportes de Invasão.

(   ) Voleibol e Futebol
(   ) Queimada e Handebol
(   ) Badminton e Bocha
(   ) Futebol e Basquetebol